top of page

A história toda

O grupo de pesquisa objetiva desenvolver pesquisas com ênfase na administração de conflitos apreciados em tribunais, extrajudicialmente e em Órgãos de Segurança Publica. Estrutura-se na produção de um conhecimento empírico, multidisciplinar e comparativo por contraste, sobre e com o campo do direito. A dimensão empírica orientada para a compreensão do direito enquanto uma experiência dos sujeitos com as normatividades institucionalizadas por meio de praticas e de discursos.

 

O NUPIAC teve suas atividades institucionais iniciadas na extinta Universidade Gama Filho sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Stella Amorim (in memoriam)[1]. E, desde o início de suas atividades, caracterizou-se por encontros semanais, agregando docentes e orientandos voltados à discussão de suas pesquisas, e propostas de dissertações e teses, além de outras questões acadêmicas vinculadas à problemática do Direito e das Ciências Sociais.

 

A valorização de uma metodologia de orientação coletiva, inspirada na proposta do Prof. Dr. Luiz de Castro Faria (Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, do Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro), que tem agregado pesquisadores do campo do Direito, da Sociologia e da Antropologia.

 

Em 01 de janeiro de 2016, já instalado na Universidade Veiga de Almeida, foi certificado pelo CNPq ainda sob a coordenação da Profa. Stella e do Prof. Dr. Roberto Kant de Lima, docentes do Programa de Pós-Graduação em Direito, ampliando os debates sobre processos de administração de conflitos na sociedade brasileira, mediante a construção de uma rede de pesquisadores brasileiros e estrangeiros voltados para a exploração do direito a partir de uma perspectiva que o torne garantidor de um tratamento jurídico uniforme e universal para todos os brasileiros. Neste sentido, os pesquisadores do NUPIAC evocam a dimensão empírica e orientada para a compreensão do direito, como uma experiência dos sujeitos com as normatividades institucionalizadas por meio de práticas e de discursos. Estas são identificadas, descritas e analisadas por uma abordagem multidisciplinar, valorizando as diferentes dimensões da vida contemporânea. Esta perspectiva se enriquece na medida em que pode comparar por contraste as experiências em outros contextos institucionais dos sistemas de justiça.

 

Em 2022, o grupo passou a ser coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Mario Iorio Filho, juntamente com o Prof. Dr. Roberto Kant de Lima (in memoriam).

Conheça o NUPIAC

Entre em contato, conheça a nossa pesquisa, trabalhe com a gente.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

CONTATO

ENDEREÇO

R. Ibituruna, 108 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20271-110

ATENDIMENTO

Seg - Sex :

9:00 - 17:00

Núcleo de Pesquisa em Processos Institucionais de Administração de Conflitos - NUPIAC

  • Facebook
  • Instagram
  • Yelp
bottom of page